Como presidente do Parlamento, Valdeci instala Comissão de Representação Externa para acompanhar medidas contra a estiagem


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), em ato realizado no início da tarde desta quinta-feira (24), empossou os membros do Parlamento gaúcho que irão compor a Comissão de Representação Externa que deverá acompanhar a situação e as medidas de combate aos reflexos da estiagem que assola as lavouras e regiões do estado. A medida, aprovada pela Mesa Diretora da Casa, foi uma das sugestões apresentadas ao presidente na primeira reunião de trabalho realizada horas depois de sua posse como chefe do Legislativo, dia 31/1, com os movimentos sociais vinculados aos pequenos agricultores. “A solicitação foi feita pelo colega Edegar Pretto, apoiada pelas entidades representativas da agricultura familiar e prontamente acolhida por nós. E trabalhar neste sentido, oferecendo todas as condições e retaguarda necessárias para a Comissão é uma das nossas prioridades neste momento”, afirmou Valdeci.


Compõem o colegiado os deputados Edegar Pretto (PT, coordenador), Ernani Polo (PP), Aloísio Classmann (PTB), Tiago Simon (MDB) e Tenente Coronel Zucco (PSL). “O momento é de unirmos forças e o governo do Estado precisa fazer a lição de casa. Ao mesmo tempo que precisamos instituir na sociedade a cultura de convivência com a seca, é preciso que exista também a cultura de aporte recursos e ações por parte do executivo estadual. O governador precisa chamar para si essa responsabilidade”, alertou Pretto, acrescentado que a União também precisa fazer a sua parte. “A agricultura do Rio Grande tem uma importância enorme para o nosso produto interno e igualmente para o PIB nacional. O governo federal não pode faltar nessa hora. Vamos, unidos nesta Representação Externa e com muita força política, exigir o que é de direito do nosso estado”, assegurou o deputado.


“A função da Comissão não será apenas a de produzir um relatório ou fiscalizar as medidas que devem ser tomadas, mas nos ajudar a pensar políticas de curto, médio e longo prazos, de pressionar, no bom sentido, os governantes para que enxerguem a situação caótica que se encontra hoje a nossa agricultura, principalmente a pequena, e que têm um reflexo econômico e social muito grande, tanto agora como ali na frente”, acrescentou o presidente Valdeci. Na semana passada, uma Missão Oficial, integrada por 12 parlamentares, além do chefe da Casa Civil do governo gaúcho e entidades representativas do campo, esteve em Brasília na busca de recursos e alternativas para a situação. Foram realizadas audiências na Defesa Civil Nacional, no Ministério da Agricultura e reunião com a bancada gaúcha no Congresso Nacional.


A Comissão terá um prazo de trinta dias para finalizar seus trabalhos.


(Fotos: Celso Bender)