Presidência da ALRS recebe entidades representativas de associações de moradores

Representantes e membros das diretorias da Federação Gaúcha Uniões Associações de Moradores e Entidades Comunitárias (Fegamec) e Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM) foram recebidos na última quarta-feira (23) pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT). Entre as pautas tratadas, a atual conjuntura envolvendo questões relacionadas a volta às aulas, às ocupações sociais, direito à moradia, uso do solo urbano e a importãncia da organização popular como forma de conquistar e construir a cidadania. “O Parlamento também é conhecido como a Casa do Povo. E se isso não é colocado em prática perde-se todo o sentido e essas palavras viram um simples slogan. As preocupações de vocês são legítimas e dialogam com os anseios da maioria da população, principalmente a urbana”, destacou Valdeci ao receber o grupo.


Em 17 de janeiro passado, a Conam completou 40 anos de atuação representativa, com presença em todos estados do Brasil. Com atuação reconhecida na luta em defesa dos direitos sociais, a entidade disputa e ocupa espaços importantes de representação com vistas à criação de políticas públicas no Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) e no Conselho Nacional de Direitos da Mulher (CNDM). Um dos seus diretores, o gaúcho Fernando Pigatto, foi reeleito, no final do ano passado, para a presidência do Conselho Nacional de Saúde (CNS), com destaque à atuação do Conselho durante a pandemia e as articulações e pressões feitas pelo CNS para esclarecer a população da necessidade das medidas sanitárias e exigir do governo federal campanhas de esclarecimento, compra de vacinas e recursos financeiros aos estados para a aquisição de insumos e equipamentos.


Também foram abordadas as movimentações e tratativas que estão sendo feitas para a organização do Encontro Pelo Direito a Cidade, cujo objetivo é o de recolocar a o tema no centro do debate político nacional. A atividade está prevista para ocorrer que acontecerá no primeiro semestre em 2022.
Participaram da audiência lideranças de Porto Alegre, Campo Bom, São Leopoldo, Rosário do Sul, Novo Hamburgo, Canoas e Alvorada.