Futuro do Hemocentro Regional será debatido na próxima quarta-feira

O futuro das atividades desenvolvidas pelo Hemocentro Regional de Santa Maria, responsável por atender o município e mais 40 localidades da Região Central do estado, será debatido na próxima quarta-feira, 23, às 10h, em audiência pública virtual organizada pela Comissão de Saúde e de Meio Ambiente (CSMA) da Assembleia Legislativa.  Proposta pelo deputado Valdeci Oliveira, a atividade teve a sua realização autorizada na reunião ordinária da Comissão do último dia 9 de junho, quando o requerimento foi aprovado por unanimidade pelos deputados e deputadas que integram o colegiado. A audiência poderá ser acompanhada pelo canal da TV Assembleia na plataforma YouTube (www.youtube.com/tvalrs).

“O fato é que desde que foi anunciado o interesse do governo em alterar a situação da unidade muita especulação tem sido feita, muita insegurança tem gerado, muitas dúvidas têm surgido. A audiência tem por objetivo justamente trazer transparência a esse debate e mostrar a importância do Hemocentro não somente para Santa Maria, mas também para a saúde pública de quatro dezenas de outras cidades da região. Se há dúvidas, pelo menos temos uma certeza: o Hemocentro precisa continuar funcionando com a mesma capacidade e qualidade hoje ofertadas. Nenhum retrocesso nesse sentido será aceito”, avalia Valdeci.

Para o deputado, simplesmente passar a responsabilidade de atendimento de uma área tão fundamental e cuja demanda, principalmente numa conjuntura de pandemia ainda não controlada, vem se mostrando crescente, precisa ser muito bem debatida e esclarecida. “Estamos falando de uma atividade cuja operacionalização reúne diversas etapas que exigem alta capacidade de especialização e condições técnicas singulares. E a criação do Hemocentro Regional, há 12 anos, veio justamente preencher uma lacuna na oferta desse serviço. É preciso termos muito cuidado e responsabilidade quando o assunto é sangue, pois estamos falando de vidas”, destaca Valdeci.

O funcionamento do Hemocentro hoje é 100% bancado pelo SUS e é fruto de uma parceria entre os governos estadual e federal. A unidade conta com uma equipe de profissionais da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e do Hospital Universitário, além de terceirizados. Santa Maria é hoje uma das sete regionais responsáveis pela distribuição de bolsas de sangue a hospitais do interior e no abastecimento de hemocomponentes para 14 estabelecimentos de saúde da Região Central, além de realizar provas imunohematológicas para 12 dessas unidades.