Na sua estreia como membro titular da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) votou a favor da realização de uma audiência pública para debater a não nomeação de professores estaduais aprovados no último concurso público. Apesar da posição favorável de Valdeci e dos deputados Adão Villaverde (PT), Altemir Tortelli (PT) e Ronaldo Santini (PTB), o requerimento recebeu sete votos contrários e acabou rejeitado. Votaram contra a proposição os deputados Gilmar Sossella (PDT), Juliana Brizola (PDT), Catarina Paladini (PSB), Zilá Breitenbach (PSDB), Gerson Borba (PP), Mário Jardel (PSD) e Gilberto Capoani (PMDB). “É um tema que merece discussão já. Não importa se o secretário da Educação foi nomeado há 60 dias. Ele está na função e deve prestar explicações permanentes à sociedade sobre um tema que diz respeito diretamente a centenas de famílias”, afirmou Valdeci.
Mesmo com a rejeição do requerimento, o deputado garante que o tema continuará sendo pautado na própria comissão e na Assembleia Legislativa. “Vamos acompanhar de perto o assunto. A nomeação de professores dá mais qualidade ao ensino e tranquiliza pais e alunos quanto à ameaça de falta de profissionais nas salas de aula”, reforçou.
Audiências – Na reunião ordinária, foi aprovada a realização de duas audiências públicas: sobre a situação atual da UERGS e sobre o Plano Estadual de Educação. Ambas contaram com o voto favorável de Valdeci. A data das audiência será definida nas próximas reuniões da comissão. (texto e foto: Tiago Machado)