A reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa – realizada, nesta quarta-feira (15/4), por sistema online em respeito à prevenção do coronavírus – teve como um dos principais pontos a cobrança pela abertura do Hospital Regional, em Santa Maria, e do Hospital Parque Belém, em Porto Alegre. O deputado Valdeci Oliveira, que semanalmente se manifesta no colegiado em defesa da abertura dos leitos do Regional, afirmou que a medida tem que ocorrer agora, ou seja, antes da manifestação do pico da pandemia no Brasil. “Estamos cobrando os leitos do Regional desde que a estrutura ficou oficialmente pronta em 2016. Se essa pandemia não servir de motivo para acelerar e desenrolar de uma vez por todas esse processo, quando será, então, que essas vagas irão, de fato, ser disponibilizadas para a comunidade? O Regional tem que ser a grande referência da Região Central no enfrentamento à Covid-19”, afirmou o deputado.
A posição do deputado foi reforçada pelo presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, que também participou da reunião. “O Conselho Nacional de Saúde defende a abertura imediata do Hospital Regional de Santa Maria 100% SUS. Santa Maria e a região possuem déficit muito alto de leitos públicos, o que já é grave em uma situação normal. Com a Covid-19, isso se torna dramático”, afirmou ele. Pigatto defendeu ainda ampliação urgente de leitos no Estado, o fornecimento de equipamentos de proteção individual aos profissionais da saúde e a revogação da Emenda Constitucional 95, que já retirou R$ 22 bilhões do Sistema Único de Saúde nos últimos anos.
A presidente da CSMA, deputada Zilá Breitenbach, ressaltou a importância do Regional e destacou que essa é uma cobrança permanente do deputado Valdeci e da Comissão de Saúde. Por proposição dos parlamentares, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, será convidada a participar da reunião do grupo na próxima quarta-feira (22) e esclarecer informações sobre a possibilidade de abertura emergencial de leitos no complexo de saúde santa-mariense.
No encontro, também foi defendida o aproveitamento dos hospitais Parque Belém e Beneficência Portuguesa, em Porto Alegre, na força-tarefa contra o coronavírus.
Texto: Tiago Machado (MTE 9415)
Foto: Divulgação – Fernando Pigatto