O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e o vereador Luciano Guerra (PT) se reuniram, no final da tarde desta segunda (6), em Porto Alegre, com o comandante da Brigada Militar no Estado, Coronel Fábio Duarte, e trataram de assuntos da segurança pública gaúcha e da região Centro. O comandante relatou aos dois o trabalho realizado para conter a onda de assaltos a banco em pequenos municípios gaúchos. Nesta segunda (6), a Brigada prendeu uma dupla suspeita de ter feito 13 reféns, todos libertados, durante assaltos a agências bancárias de Sarandi e Constantina, no Norte do Estado.
Valdeci e Guerra solicitaram ao comandante que sejam chamados os 84 habilitados no concurso para capitão da Brigada, realizado em 2012. Por ser o líder do governo, Valdeci recebeu a demanda da Associação dos Aprovados no Concurso, no início deste mês, em Santa Maria. “Somos favoráveis ao chamamento. Isso representará um reforço importante para a corporação”, afirmou o Coronel.
Com o apoio do comandante da Brigada, Valdeci agora vai realizar audiência na Chefia da Casa Civil do governo do Estado para tratar do tema. “Estamos otimistas em colaborar neste reforço à segurança pública”, disse Valdeci.
O deputado e o vereador também pediram atenção do comandante na discussão do Plano de Carreira dos servidores de nível médio da Brigada Militar e na valorização do Corpo de Voluntários Militares Inativos (CVMI), que atuam na instituição.
Texto e fotos: Tiago Machado