Valdeci acompanha depoimento de Lamachia na CPI da Telefonia

O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, foi o depoente na primeira oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia, nesta segunda-feira (06), na Assembleia Legislativa. O advogado, enquanto presidente da seccional da instituição no RS, foi responsável pelo protocolo que culminou com a criação da CPI que investiga a prestação dos serviços de telefonia pelas operadoras do Estado.

Lamachia prestou esclarecimentos sobre as motivações que levaram a OAB/RS pedir a instalação da CPI. “Os relatos recebidos pela OAB sobre a ausência de sinal, por exemplo, foram os principais pontos a se considerar como não atendimento dos serviços por parte das empresas. A suspensão das vendas que ocorreu no ano passado na Capital, não é uma questão de respeito aos futuros usuários como se pensa, é uma questão de respeito aos atuais clientes que não tem seus serviços atendidos”, comentou. Claudio Lamachia entregou diversos documentos com as reclamações recebidas pela OAB que vão auxiliar nos trabalhos da CPI.

Para o líder do governo na Assembleia, deputado Valdeci Oliveira (PT) a atuação da CPI vai auxiliar a sociedade numa questão que está fugindo do controle e que precisa ser regulada. “Hoje em dia é fundamental o uso do celular e nos deparamos com muita propaganda enganosa por parte das companhias telefônicas. São preços altos e serviços que não condizem com o ofertado. Além disso, os trabalhadores não são valorizados e há a terceirização dos serviços. Tudo isso precisamos discutir aqui na CPI”, afirma.

O vereador santa-mariense, Luciano Guerra (PT), também acompanhou a reunião da CPI e vai levar para Santa Maria o relato da audiência para que também a Câmara Municipal possa colaborar com os trabalhos na Assembleia. “A Região Central do Estado tem muitos problemas de falta de sinal. Precisamos estar inseridos neste processo e reivindicar melhor atendimento das operadoras”, disse.


Texto: Tiago Dias