O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), está destinando emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil para melhorias da infraestrutura do histórico Theatro João Pessoa, edificação de arquitetura colonial construída em 1912 e localizada no centro de Rosário do Sul. Os recursos, que estarão disponíveis em 2023, são fruto, segundo Valdeci, da parceria entre o seu mandato e o do deputado federal Paulo Pimenta (PT). “Se trata de uma demanda apresentada pela comunidade artística da região e que faz todo o sentido, pois essa importante casa de espetáculos centenária precisa contar com todo o apoio, seja ele público ou privado, para sua manutenção e melhorias. Investir na cultura nunca deve ser visto como custo, mas como um investimento para toda a sociedade”, avaliou o parlamentar.
O anúncio foi feito durante a audiência pública realizada na sexta-feira (3), nas dependências do Theatro, que teve como tema ‘O Teatro em Cena no RS: Cultura, Educação, Economia e Vida’. No começo do evento, Valdeci ainda entregou a integrantes do grupo teatral rosariense Art & Vida uma placa em homenagem aos 25 anos da trupe, comemorado no último dia 13 de maio.
Também é de autoria de Valdeci a lei que incluiu o Festival Internacional de Teatro Rosário em Cena, evento que reúne grupos do estado, do Brasil e também de países como Argentina, Uruguai, Bolívia, Colômbia e Paraguai, no Calendário Oficial de Eventos do RS. A proposta da ação legislativa foi levada a Valdeci pelo vereador rosariense Atheros Cides (PT), que a articulou a partir da interlocução feita com atores, produtores e demais grupos envolvidos na realização do festival. “A cultura faz parte da economia criativa e contribui para o desenvolvimento dos municípios, do estado e do país. Um povo culto pode ser mais livre, pensar e exercer sua cidadania com muito mais capacidade”, avaliou o presidente da ALRS.
Sobre a audiência pública leia mais aqui.