A situação da UTI neonatal do Hospital do município de Sapiranga, na Região Metropolitana, e os já comprovados danos aos trabalhadores e população expostos ao amianto serão temas de duas audiências públicas aprovadas na manhã desta quarta-feira (6), por unanimidade, pelos integrantes da Comissão de Saúde e de Meio Ambiente (CSMA) da Assembleia Legislativa. Propostas pelo deputado Valdeci Oliveira, membro efetivo da CSMA, as audiências serão realizadas, respectivamente, em Sapiranga, na Câmara de Vereadores local, e em Porto Alegre, no próprio Parlamento gaúcho.
“São dois temas que estão causando muita preocupação na sociedade. Em Sapiranga, as vagas para os recém-nascidos na unidade de tratamento intensivo são, além de insuficientes para dar conta da demanda da população, pouco remuneradas pelo estado e pelo Ministério da Saúde, o que gera um sério prejuízo para o prestador de serviço, que é o Hospital. No caso do amianto, a amplitude é um pouco maior, pois estaremos debatendo a situação de centenas, talvez milhares, de pessoas, principalmente dos trabalhadores das fábricas que foram contaminados durante anos e hoje estão enfrentando sérios problemas de saúde”, avalia Valdeci.
Para ambas as audiências, cujas datas para realização serão definidas nos próximos dias, estão sendo convidados gestores públicos, técnicos e profissionais vinculados às diferentes áreas da saúde, Ministério Público, Conselhos Municipais, Famurs, Ministério Pùblico do Trabalho, entre outros.