O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira, recebeu, nesta quarta-feira (4), em Porto Alegre, uma visita de cortesia do encarregado de negócios da embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach. Anatoliy está no Rio Grande do Sul acompanhando a delegação de atletas do seu país que participa da Surdolimpíadas, que acontece em Caxias do Sul.
O representante ucraniano demonstrou grande preocupação com as consequências da guerra que ocorre no país a partir dos ataques realizados pelas forças militares da Rússia. De acordo com ele, no momento, cerca de 16 milhões de ucranianos (o que corresponde a mais de um terço da população total do país) carecem de apoio humanitário. “Como os portos estão bloqueados, nós não estamos podendo fazer exportações. Isso não afeta o nosso país apenas. Os países da África do Norte, Ásia e Oriente Médio serão os primeiros a sentir as consequências no desabastecimento de alimentos”, afirmou. O dirigente também fez questão de ressaltar as muitas manifestações de apoio e de solidariedade que o seu país vem recebendo no momento. “É um apoio sem precedentes de vários países”, afirmou.
Valdeci agradeceu a visita e, em nome do Parlamento gaúcho, manifestou o desejo que o mais rápido possível seja cessada a guerra. “A paz precisa ser restabelecida o mais rápido possível. A guerra não é positiva para ninguém, para nenhum lado. Não é com o uso da força e da violência que a humanidade vai resolver os seus problemas e as suas diferenças”, destacou ele.
A vice-presidente da Representação Central da Ucrânia no Brasil, Oliana Reszetiuk, que mora em Canoas, acompanhou a visita do representante da embaixada à Assembleia Legislativa.