A Missão Oficial da Assembleia Legislativa, que irá a Brasília reivindicar apoio e medidas governamentais para o enfrentamento da estiagem no estado, parte no início desta noite de Porto Alegre. O grupo, liderado pelo presidente do Parlamento, deputado Valdeci Oliveira, deve cumprir uma série de compromissos na Capital federal, entre eles reuniões nos ministérios do Desenvolvimento Regional e da Agricultura, além de um encontro com os integrantes da Bancada Federal gaúcha na Câmara dos Deputados. “A situação da estiagem é crítica e necessita receber respostas equivalentes e imediatas. Estaremos em Brasília justamente para reivindicar com mais vigor e de forma multipartidária, ver o que de fato pode – ou deve – ser feito”, destacou Valdeci, lembrando ser este um dos papeis do Parlamento gaúcho enquanto representação política do estado. Segundo ele, o compromisso da Assembleia com ações que visem mitigar os efeitos da estiagem junto à população do campo, assim como a realização de movimentos para este sentido, é prioridade absoluta neste momento. “O que estiver ao nosso alcance será feito. A situação é muito séria”, avaliou o chefe do Legislativo estadual.
Entre as reivindicações que serão levadas ao governo, a partir das demandas recebidas de gestores públicos e produtores rurais das mais diferentes regiões do estado, estão o pagamento de auxílio emergencial no meio rural e liberação de recursos, a agilidade do Conselho Monetário Nacional para prorrogação de financiamentos e custeio de investimentos, mediação da União para articulação formal dos estados do Sul para adoção de medidas comuns a essas unidades da federação e participação do governo federal em obras estruturais de irrigação, atacando a característica crônica do problema da estiagem. “Temos hoje 207 mil propriedades rurais atingidas e, em algumas culturas, a perda chega a 100%. São mais de 22 mil famílias que estão sem água em casa e, além da lavoura, há uma queda significativa também na produção de leite. Essa é a realidade que estamos vendo e que piora a cada dia que passa”, analisa o parlamentar.
A comitiva, que reúne representantes das mais diferentes legendas partidárias, é formada pelos deputados Valdeci Oliveira (PT), Edegar Pretto (PT), Paparico Bacchi (PL), Adolfo Brito (PP), Patrícia Alba (MDB), Pepe Vargas (PT), Ernani Polo (PP), Elizandro Sabino (PTB), Fran Somensi (Republicanos), Marcus Vinicius (PP), Tenente Coronel Zucco (PSL), Beto Fantinel (MDB) e Vilmar Lourenço (PSL).
Atendendo ao convite feito por Valdeci ao governador Eduardo Leite para que o Executivo estadual integrasse o grupo, o chefe da Casa Civil do governo de estado, Artur Lemos Júnior, acompanha o grupo. Representantes de entidades ligadas ao meio rural também farão parte da comitiva.