Na Comunidade Quilombola de Santo Inácio, Valdeci reforça parceria

Em Nova Palma, na região da Quarta Colônia, o deputado Valdeci Oliveira esteve no dia 12 visitando a Comunidade Quilombola de Santo Inácio e a Agroindústria Vovó Isabel, um trabalho coletivo das mulheres locais que envolve participação social e geração de trabalho e renda. Ao todo são 49 famílias que residem na localidade e que, ao longo dos últimos anos e a partir da organização dos seus membros, conquistaram importantes avanços em termos de qualidade de vida e de cidadania. “A parceria entre o nosso mandato e o do deputado federal Paulo Pimenta, a partir da destinação de emendas parlamentares, aliada às politicas públicas desenvolvidas e aplicadas pelos governos Lula, Dilma e Tarso Genro, levaram à localidade desde escola, uma Unidade Básica de Saúde, reforma do ginásio esportivo e a constituição da agroindústria, além de moradias por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa.

A comunidade é um exemplo de que, com apoio público sério e voltado à inclusão social e à criação de oportunidades, a cidadania se faz presente junto com a dignidade. As famílias tiram o sustento da agricultura, que agora está prejudicada por conta da estiagem, mas também do artesanato e trabalhos fora do quilombo. Na agroindústria são produzidos pães, cucas, bolachas, massas, pizzas, entre outros produtos.

Nesse retorno ao local, cuja relação tem mais de uma década, Valdeci conversou com Édina Silva, Marli Souza, Jocélia Pereira, Bianca da Silva, Flávio Moreira – presidente da Associação – e Marcos Pereira, diretor de esportes da entidade, além da professora e diretora da escola, Rosenilda Moreira. “Esse tipo de atividade sempre reforça em nós a certeza de que a organização social é fundamental para se obter conquistas e que as soluções existem, mas estão atreladas à vontade política daqueles que estão nos governos”, avaliou Valdeci, acrescentando ser “sempre bom retornar à comunidade Santo Inácio para reforçar o nosso compromisso com essas lutas”.