Foi tremulando as tradicionais bandeiras vermelhas e entoando músicas de campanhas eleitorais que os militantes petistas recepcionaram, na tarde de sábado (31), em uma lotada Casa do Gaúcho, em Porto Alegre, a dupla Jairo Jorge e Rui Falcão – candidatos a presidência estadual e nacional, respectivamente, do Partido dos Trabalhadores. Jairo e Rui vão para o Processo de Eleições Diretas (PED) do PT, que acontece no dia 10 de novembro, respaldados, principalmente, por quatro tendências – Socialismo 21, Movimento PT, Unidade e Luta Democrática (ULD) e a Esquerda Popular e Socialista. Também contabilizam o apoio declarado de oito deputados estaduais, três federais e da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, além de vereadores, prefeitos, e vice-prefeitos.
Em clima festivo, várias lideranças foram à Casa do Gaúcho e pediram uma intensa mobilização dos militantes para garantir a vitória interna e preparar o caminho para as reeleições do governador Tarso Genro e da presidenta Dilma Rousseff em 2014. Atual presidente nacional do PT e candidato à reeleição, Rui Falcão iniciou seu pronunciamento lembrando Lula: “ Como diz o presidente Lula, é mais pé na estrada e menos bunda na cadeira nestas eleições”, cobrou. Em seguida enalteceu a postura de Jairo Jorge – que já percorreu 28 cidades gaúchas dentro dos “Diálogos Petistas” -, defendeu o voto aberto no Congresso Nacional, o plebiscito pela Reforma Política e a reforma tributária. Também reiterou o apoio à taxação das grandes fortunas, bandeira histórica do partido, e à democratização da comunicação. Ele também pediu votos para Jairo Jorge no Rio Grande do Sul ao dizer que o PT gaúcho deve “voltar às bases”: “Precisamos aqui de um novo caminho, de um partido mais sintonizado com as bases. ”, concluiu.
Estrela maior do ato político, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, anunciou como prioridade número um da sua gestão no PT gaúcho a reeleição de Dilma e de Tarso: “Enquanto alguns dormiam, nós construíamos 1,2 milhão de casas populares no Brasil. O governo Tarso merece a reeleição por estar trazendo o desenvolvimento e a igualdade”, advertiu.
A segunda prioridade, segundo ele, será a retomada da Prefeitura de Porto Alegre e de várias outras cidades gaúchas em 2016. “Para isso, vamos precisar ter capacidade de diálogo e união de forças”, advertiu. Jairo se comprometeu em estabelecer “um pacto com a juventude” e em ampliar as atividades de formação e comunicação partidárias. Também quer diálogo direto com o interior.
Para o deputado Valdeci Oliveira (PT), apoiador de Jairo e Rui, o PED deste ano dará início a um grade movimento em defesa da continuidade dos governos Tarso e Dilma e ainda vai consolidar as bandeiras do PT: “O amplo debate interno, que é uma marca do Partido dos Trabalhadores, renova, atualiza e fortalece a luta do PT e também as lutas sociais no país”, declarou.