No final da tarde desta terça-feira (22), o presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT), recebeu dirigentes de diversas entidades que representam servidores da Polícia Civil, IGP, Susepe, entre outras categorias. A principal reivindicação apresentada foi para que o chefe do Legislativo gaúcho intermedeie, junto ao governo do Estado, a criação de uma mesa de negociação sobre a reposição salarial dos trabalhadores da segurança pública, que estão com salários congelados há bastante tempo. “Precisamos da inferência do Parlamento para que seja aberto um canal de negociação sobre a reposição salarial. Estamos com muita saudade de poder negociar e, na base do diálogo, construir avanços”, afirmou Isaac Ortiz, do Sindicato dos Agentes do RS (UGEIRM Sindicato).
Outra preocupação levantada é com a relação à situação do IPE Saúde, já que, na semana passada, as entidades que representam os hospitais filantrópicos e as santas casas gaúchas anunciaram a possibilidade de rescisão contratual com o Instituto em função das dívidas existentes.
Após ouvir as manifestações dos dirigentes sindicais, Valdeci afirmou que, na gestão dele, a Casa estará sempre aberta para discutir as reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras. “Nós vamos fazer contato com a Casa Civil para o mais rápido possível tentar estabelecer o diálogo. Independentemente das posições políticas ou ideológicas, nenhum governo pode abrir mão do diálogo com os servidores, ainda mais em se tratando de uma área tão sensível como é a segurança pública”, destacou o presidente.
O presidente também destacou que a Assembleia está mobilizada em relação ao tema do IPE e que, em um encontro realizado hoje no Palácio Piratini, que teve a articulação direta da Assembleia Legislativa, o governo do Estado anunciou medidas para tentar contornar a crise gerada. “O Executivo acabou anunciando a revogação de uma portaria que prejudicava os hospitais, e nós marcamos para o próximo dia 5 de abril, aqui na Assembleia, um encontro com o novo presidente do IPE (Bruno Jatene), para que ele apresente uma radiografia sobre a instituição e também os planos para superação dos problemas apresentados”, complementou.