Diante das notícias de fechamento da superintendência regional da Corsan em Rosário do Sul, o deputado Valdeci Oliveira encaminhou nesta segunda-feira (13/7) ofício ao diretor-presidente da companhia, Roberto Correa Barbuti, em que solicita esclarecimentos sobre os motivos para o encerramento das atividades e pondera sobre a necessidade da manutenção da regional.
Instalada em março de 2011, dentro do processo iniciado pelo governo de Tarso Genro de descentralização da Companhia e maior aproximação com as necessidades dos municípios, a Surpa, como é conhecida a Superintendência Regional Pampa, é responsável por nove unidades polos e sete vinculadas e responde pelos municípios de Caçapava do Sul, Cacequi, Dom Pedrito, Jaguari, Lavras do Sul, Rosário do Sul (sede), Santiago, São Francisco de Assis e São Gabriel.
No ofício, Valdeci destaca que a superintendência dinamizou o atendimento às comunidades, está consolidada e com resultados plenamente satisfatórios. O parlamentar também pondera que a medida irá afetar negativamente cerca de 40 famílias que estão diretamente atreladas à superintendência. “Estamos certos de que o encerramento das atividades será prejudicial para a região e virá de encontro aos interesses destas famílias, afetando, inclusive, na receita do município de Rosário do Sul, pois esse número pode chegar facilmente em 90 pessoas economicamente ativas, que deixam na cidade cerca de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) em movimentação financeira mensal”, frisa o parlamentar.