Assembleia Legislativa aprova matérias que fortalecem cadeia do leite, FEE e enfrentamento ao êxodo rural

Valdeci articulou aprovação das matérias no plenário
Valdeci articulou aprovação das matérias no plenário

Os deputados estaduais aprovaram, nesta terça (10), sete projetos de lei encaminhados pelo governo do Estado. Entre as propostas que receberam aval da Assembleia Legislativa, estão o que cria o Fundo Estadual da Cadeia Produtiva do Leite (Fundoleite), o que cria o Programa de Desenvolvimento da Cadeia do Leite (Prodeleite), o que institui o Programa Bolsa Juventude Rural e o que cria o Plano de Carreira para os servidores da Fundação de Economia e Estatística (FEE) do Estado. Também foram aprovadas a prorrogação de 43 contratos emergenciais da Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs), modificações na lei que criou o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e alterações no Estatuto dos Servidores Militares da Brigada Militar.

O líder do governo na Assembleia, deputado Valdeci Oliveira (PT), comemorou a aprovação das propostas. “Tivemos unanimidade em quase todos os projetos que foram a votação. Fortalecemos a cadeia do leite com duas matérias aprovadas hoje, ampliamos o enfrentamento ao êxodo rural com a criação da Bolsa Juventude Rural e também conseguimos aprovar o primeiro plano de carreira da FEE, instituído por lei aprovada no Parlamento”, ressaltou Valdeci.

Após a aprovação do projeto do Bolsa Juventude Rural, a base do governo retirou o quórum para que sejam feitas esclarecimentos e aperfeiçoamentos no projeto 294/2013, que trata da educação profissional de nível médio no Estado. “Temos alguns reparos a fazer neste projeto e esperamos encaminhar isso nas próximas horas, já que amanhã (quarta) temos nova sessão plenária”, afirmou.

Nesta quarta (11), as votações seguem em sessão extraordinária na Assembleia, a partir das 10 horas, quando outros quatro projetos do Executivo passam a trancar pauta. Ao todo, serão 17 propostas do governo a trancar a pauta e outras 31 proposições a serem apreciadas nesta quarta, totalizando 48 matérias. Entre elas, estão os projetos do Orçamento para 2014 e o que institui normas de segurança contra incêndios. Haverá ainda votações na sessão ordinária à tarde e, caso seja preciso, na manhã de quinta-feira (12).