Criado durante o governo Olívio Dutra, o Pavilhão da Agricultura Familiar é o mais visitado da 36ª Expointer e também é o que mais cresce a cada edição. Para dobrar o número de expositores no próximo ano, foi anunciada a ampliação da área durante a abertura oficial do espaço na Expointer 2013, realizada na quinta-feira (29).
Neste ano, o pavilhão reúne 131 agroindústrias e sete cozinhas – onde pratos típicos são oferecidos ao público. “A gente começa a lembrar como iniciou a feira da agroindústria na Expointer. Começamos embaixo de lonas e, aos poucos, fomos ganhando espaço e reconhecimento. Não dá pra pensar em Parque Assis Brasil sem o Pavilhão da Agricultura Familiar. O aumento do espaço servirá para ampliar os serviços oferecidos”, disse a coordenadora da Fetraf-Sul, Cleonice Back.
Todas as agroindústrias do setor da Agricultura Familiar contam com o selo Sabor Gaúcho. O selo certifica a procedência e a qualidade dos produtos. A previsão para esta edição da Expointer é de que o faturamento do pavilhão seja superior a R$ 1,2 milhão, valor obtido na edição passada.
Acompanhado do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e secretários de Estado, o governador Tarso Genro prestigiou a cerimônia e afirmou que o Pavilhão da Agricultura Familiar foi duramente construído com o esforço e a participação democrática do campo. “A agricultura familiar produz alimentos sadios e de qualidade. Nós temos que a cada dia implantar políticas de desenvolvimento efetivas”, afirmou o governador, enfatizando que a articulação do governo com os agricultores e suas lideranças faz do pavilhão um local de vitória.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, disse que o sucesso do pavilhão favorece quem produz e quem consome. “Para a próxima Expointer vamos dobrar o número de agroindústria no pavilhão garantindo sempre a qualidade”, destacou Pavan, ressaltando que já está em licitação o projeto de ampliação do pavilhão da agricultura familiar na Expointer. Atualmente, 70% dos alimentos consumidos pelos gaúchos vêm da agricultura familiar.
Fonte: Governo do Estado – Foto: Camila Domingues