Em fase inicial de implantação no Rio Grande do Sul, o monitoramento eletrônico de apenados será discutido em Santa Maria nesta sexta (27). A convite do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que aprovou requerimento na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), o corregedor do sistema penitenciário, Cézar Eduardo Cordeiro Moreira, irá a cidade apresentar e debater os resultados iniciais do Programa Estadual de Monitoramento Eletrônico, o qual ele coordena junto à Susepe.
O deputado Valdeci (PT) afirma que o evento visa esclarecer muitos pontos da medida adotada no Estado. “O tema precisa ser debatido e esclarecido. O monitoramento eletrônico é uma alternativa que vem se consolidando e que já apresenta resultados positivos, principalmente, na ressocialização dos presos que estão no regime semiaberto”, comenta.
No debate – que ocorrerá, às 9h, na Câmara de Vereadores – serão também apresentados detalhes técnicos do sistema de tornozeleiras eletrônicas e discutida a implantação da tecnologia em presos lotados em Santa Maria. “A intenção do Estado é, gradualmente, expandir o programa para mais regiões e Santa Maria é uma das próxima cidades previstas para receber o monitoramento eletrônico. Atualmente, cerca de 400 presos de Porto Alegre, Novo Hamburgo e Torres já utilizam o equipamento”, afirma Valdeci.
Texto: Tiago Dias – Fotos: Camila Domingues / Palácio Piratini