Os vários projetos em andamento e em desenvolvimento que estão sendo tocados pelo Núcleo de Geotecnologias da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foram temas da visita feita pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), na última quarta-feira (7/6), aos professores José Américo e Ênio Giotto.
Em conjunto com alunos, a partir de tecnologias de coleta, processamento, análise e disponibilização de informações georreferenciadas, Américo e Giotto desenvolvem aplicativos alimentados por bases de dados que vão do acompanhar programas de arborização urbana a indicar quantas, quais dimensões, situação e onde e como se encontram estradas alimentadoras, coletoras ou de acesso de uma cidade ou região, passando pelo mapeamento de doenças infecto contagiosas – de casos de dengue ou sífilis congênita, por exemplo – por ano, região, bairro. Os mapeamentos incluem rastreabilidade e qualidade da água, onde está cada poço artesiano na cidade, o tipo, endereço. Já aos produtores rurais, é oferecido gestão da patrulha agrícola, acompanhamento da produção e solicitações de uso de maquinário nas lavouras pelo sistema desenvolvido e disponibilizado a partir de parceria com prefeituras, que pagam apenas o custo das bolsas de estudo utilizadas pelos alunos no desenvolvimento da ferramenta.
O acesso a mapas e imagens de satélite com os levantamentos podem ser feitas tanto de computadores pessoais quanto de telefones celulares. As áreas de atuação do Núcleo são muitas e o interesse do grupo é compartilhar conhecimento. “O Américo, o Giotto e todos os estudantes com seus projetos de extensão envolvidos estão de parabéns pela dedicação e empenho e por esta importante ferramenta de gestão, de informação, de planejamento, conhecimento e acompanhamento que permite não somente o poder público ter acesso a importantes dados ao mesmo tempo confiáveis e atualizados, mas a sociedade como um todo. O que mostra que o investimento público em pesquisa e desenvolvimento, como feito pela UFSM, é econômico e socialmente essencial”, afirmou Valdeci após o encontro.