O dia 29 de agosto de 2013 será um dia especial para o calendário do desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul. Durante a abertura do Seminário Desenvolvimento da Região Carbonífera, que ocorreu nesta sexta (3), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, o diretor de Geração da Eletrobras, Valter Cardeal, anunciou que nesta data ocorrerá o primeiro leilão nacional de energia com participação do carvão depois que a matéria-prima foi excluída dos certames há 4 anos. A notícia dada por Cardeal consta em portaria publicada nesta sexta no Diário Oficial da União. “Todos os projetos e empreendimentos que já possuem licença ambiental vão poder participar do certame de agosto”, informou o diretor, que imediatamente foi aplaudido pelo público presente no Dante Barone.
Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), comemorou a oficialização do leilão. “O dia 29 de agosto será sem dúvida o dia do renascimento da cadeia do carvão. É o primeiro passo para retomarmos com vigor a indústria carbonífera gaúcha e assim gerarmos mais desenvolvimento, trabalho e renda para o Rio Grande do Sul e principalmente para a Metade Sul. Nos próximos cinco anos, deveremos ter um investimento de algo em torno de R$ 10 bilhões no Estado ”, afirmou Valdeci.
O diretor da Eletrobras também confirmou o apoio federal a investimentos na indústria do carvão. “Certamente os projetos de usinas termelétricas terão linhas de crédito disponíveis no BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal”, informou.
Texto: Tiago Machado – Foto: Marcos Eifler