O Projeto Rodacine, iniciativa do Governo do Estado, Instituto Estadual do Cinema (IECINE) e Fundacine e que exibe produções do cinema nacional em municípios gaúchos que não possuem cinema, está completando 10 anos de atividades. A comemoração oficial da data aconteceu na noite de segunda (28) na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. O deputado Valdeci Oliveira (PT) prestigiou o evento a convite do diretor do Iecine, Luiz Alberto Cassol e assistiu o longa metragem “Em teu nome” ao lado do presidente da Assembléia Legislativa, Adão Villaverde e do secretário de Cultura, Luiz Antônio Assis Brasil.
Após o ato, Valdeci já começou a tratar da possibilidade de fortalecer a atuação do projeto em Santa Maria apesar da cidade possuir cinemas. Conforme o deputado, o fato de Santa Maria promover o Festival Santa Maria Vídeo e Cinema ( SMVC) e de ser pólo de produção audiovisual e de cineclubes justifica a presença maciça do Rodacine na cidade. Atualmente, a ação já é desenvolvida no município durante o SMVC, a ideia é ampliar ainda mais o trabalho: “ queremos o Rodacine mais vezes na cidade. Vamos trabalhar para levar o projeto para os bairros e vilas e aumentar a presença dele durante o SMVC, que é um festival nacional. Santa Maria é o segundo pólo audiovisual do estado. Credenciais não faltam para nós”, afirmou o deputado.
Nos próximos dias Valdeci vai tratar especificamente do tema com o diretor do Iecine, Luiz Alberto Cassol, que também é natural de Santa Maria e já demonstrou apoio a ação: “somos favoráveis a esta iniciativa e agora vamos discutir formas de viabilizar isso”, disse Cassol.
Comitiva santa-mariense presente – Durante a tarde de segunda (28), uma comitiva de profissionais de audiovisual de Santa Maria esteve presente na capital do estado para divulgar sua produção. O grupo visitou o gabinete do deputado Valdeci Oliveira e também foi recebido pelo presidente da Assembléia, Adão Villaverde. A comitiva foi integrada por Luiz Alberto Cassol, diretor da Iecine; Clayton Coelho, representante da Federação dos Cineclubes do Rio Grande do Sul; Airton Amaral, diretor da TV comunitária Santa Maria; Marcos Borba, representante da TV OVO; Ricardo Ritzel, jornalista e produtor de audiovisual; Franciele Rebelatto, representante do Fórum Entre Fronteras; Luiz Carlos Grassi, presidente da Estação Cinema e Fernando Vieira, cinegrafista da Paz Produtora. O grupo apresentou os trabalhos que vem realizando no setor e pediu que os incentivos e apoios do setor devem ser descentralizados e investidos no interior do estado. (Texto e foto: Rita Barchet)