O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) protocolou dois requerimentos na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa nesta sexta (14): o primeiro prevê a realização de uma audiência pública para debater o atraso nas obras de creches do Programa Proinfância no Rio Grande do Sul. Santa Maria é uma das cidades gaúchas que apresentam o problema. No município, há 10 creches para serem construídas, e as obras apresentam bastante atraso no cronograma. “Temos de averiguar muito bem porque essas creches não estão sendo viabilizadas, já que os recursos estão disponíveis há muito tempo. A comunidade carece muito desses espaços”, reforçou.
O segundo requerimento do deputado prevê realização de audiência pública para discutir as consequências do fim das atividades da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs). Neste mês, o governador José Ivo Sartori encaminhou projeto de lei à Assembleia Legislativa que prevê a extinção da Fundergs. “Preocupa muito essa iniciativa, tendo em vista que as políticas de esporte e lazer são, atualmente, políticas de inclusão social. Como ficará o apoio aos atletas gaúchas sem este espaço”, questiona Valdeci.
As audiências propostas pelo deputado deverão ser votadas pelos membros da Comissão de Educação na reunião ordinária da próxima terça (18). Se aprovadas, as atividades serão realizadas na sede do Parlamento Gaúcho, em Porto Alegre, em datas a serem definidas.