A Comissão de Saúde e Meio-Ambiente da Assembleia Legistiva realizou, na manhã desta quarta(23), a sua primeira reunão de 2011. Membro da comissão, o deputado estadual Valdeci Oliveira esteve presente em toda a atividade.
No primeiro encontro, foram solicitadas a realização de uma série de audiências públicas sobre temas relativos ao Sistema Único de Saúde (SUS). O deputado santa-mariense pediu que a Comissão de Saúde, presidida pela deputada Marisa Formolo, promova audiência pública para debater a situação dos agentes de saúde dos municípios gaúchos. Segundo o petista, mais de oito mil profissionais estão hoje com os cargos ameaçados e muitos já foram demitidos em virtude dos cargos terem contratos temporários: ” São agentes essenciais na execução do PSF. Eles atuam de casa em casa por todo o Estado e são fundamentais para prevenir doenças e dessa forma evitar a hospitalização desnecessária de pacientes”, ressaltou Valdeci. Conforme o deputado, inúmeros profissionais já procuraram seu gabinete em Porto Alegre e também em Santa Maria para tratar do tema. ” Eles estão muito preocupados e a sociedade deve estar também preocupada porque todos perdem com a saída deles. Não podemos aceitar isso”. O deputado Valdeci encaminhará a Comissão de Saúde e Meio Ambiente um memorando solicitando a audiência. O documento será avaliado nas próximas reuniões da comissão.
Além da situação dos agentes, foi reivindicada pelos demais deputados membros da comissão a realização de audiências públicas sobre o projeto do Executivo que institui o Programa Casas de Solidariedade e a situação dos profissionais contratados pela Fundação Riograndense Universitária de Gastroenterologia (Fugast). (texto e foto: Rita Barchet)