Instalada na tarde desta quarta-feira (8/3), pelo presidente do Legislativo gaúcho, Vilmar Zanchin, a Comissão de Ética Parlamentar da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, para o biênio 2023/2025, será presidida pelo deputado Valdeci Oliveira (PT). Na ocasião, também foram empossados os demais integrantes do colegiado, que será composto pelos deputados Jeferson Fernandes Pepe Vargas, Frederico Antunes, Marcus Vinicius, Carlos Búrigo (como Corregedor), Delegado Zucco, Cláudio Tasch, Eduardo Loureiro, Aloísio Classmann (como vice-presidente) e pelas deputadas Luciana Genro e Delegada Nadine. A chapa com os nomes dos integrantes da Comissão foi aprovada durante a sessão plenária da última terça-feira (7), conforme acordo pluripartidário.
“Espero, sinceramente, que não haja necessidade de julgar ninguém. No caso desta Comissão, quando se tem um pequeno ou nenhum volume de trabalho é sinal de que as coisas estão corretas, no caminho certo. Torcemos sempre para que não tenhamos pautas, mas se formos chamados não nos furtaremos de analisá-las, tratá-las dentro das regras, do que está previsto no regramento da Assembleia. Temos, enquanto representantes eleitos pela sociedade, de ser exemplos sempre”, afirmou Valdeci.
De acordo com o previsto no Regimento Interno da Casa legislativa, a Comissão de Ética tem a função de zelar pela observância dos preceitos éticos da atividade parlamentar e pelas imunidades e prerrogativas asseguradas pela Constituição, em relação aos deputados e deputadas estaduais no exercício de seus mandatos, bem como pela imagem do Poder Legislativo.