O deputado Valdeci Oliveira passou a integrar, desde esta quarta-feira (13), a Galeria de Ex-Presidentes do Parlamento gaúcho, localizada no saguão de entrada do Palácio Farroupilha, em Porto Alegre. A foto oficial do parlamentar, que chefiou a Casa Legislativa em 2022, foi descerrada juntamente com as imagens dos últimos quatro ex-presidentes da Assembleia Legislativa: Marlon Santos (2018), Luís Augusto Lara (2019), Ernani Polo (2020) e Gabriel Souza (2021).
Valdeci, que cumpre nesta 56ª Legislatura o seu quarto mandato consecutivo como deputado estadual, destacou a gestão compartilhada, que permite, por meio de acordo político, a ocupação da presidência às quatro maiores bancadas partidárias, uma a cada ano. “Tive a oportunidade de trilhar esse caminho de uma forma determinada, mas sempre buscando o diálogo, a democracia, o respeito a quem pensa diferente, lutando contra o preconceito e a intolerância, porque eu acho que esse é o papel de todos nós”, destacou. O deputado ainda destacou a infância pobre, a lida na agricultura e o período em que foi trabalhador no comércio e na metalurgia. “É muito difícil imaginar que um menino, lá do interior de Dilermando de Aguiar (na época um pequeno distrito de Santa Maria), chegasse a essa oportunidade, chegasse a ser presidente da Assembleia Legislativa. Para mim foi e é um grande aprendizado”, frisou Valdeci, que ainda registrou o Movimento Rio Grande contra a Fome, lançado em sua gestão e que se transformou em ação institucional da ALRS para combater a insegurança alimentar, com apoio dos demais poderes.
Valdeci agradeceu ainda o trabalho da equipe de servidores e assessores do Parlamento gaúcho, que possibilitou o bom andamento e funcionamento Legislativo estadual em 2022, e fez uma dedicação especial aos pais, Seu Joreci e Dona Lenir. “Eles nos deram o ensinamento e a condição de estarmos aqui, de sermos o que somos. Nos ensinaram que fazer o bem não é mal para ninguém, muito pelo contrário”, destacou.
Encerrando a solenidade, o presidente da ALRS, deputado Vilmar Zanchin (MDB), lembrou que a homenagem feita pelo Parlamento representa a sociedade. “Se esta Casa é a Casa do Povo, esta é uma homenagem do povo gaúcho a vocês”, afirmou. Também comentou os eventos que ocorreram na última legislatura, classificando aquele período como o mais desafiador para quem comandou a Casa, e saudou a gestão compartilhada no Legislativo rio-grandense.