Depois de cinco anos de espera, os 309 agentes penitenciários aprovados no concurso da público da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) em 2006, finalmente serão nomeados e poderão tomar posse de seus cargos. Em vigília desde o início da manhã da última terça (15), os agentes comemoram ao ver o deputado Valdeci Oliveira (PT – RS) sair do Palácio Piratini erguendo o braço em sinal de positivo.
A comissão de agentes penitenciários, através do agente Paulo Brites, solicitou ao deputado Valdeci que ele intercedesse junto ao governo Tarso pela agilidade do processo na nomeação dos aprovados no concurso de 2006: “muitos de nós pediram demissão dos seus empregos acreditando que iriam assumir seus cargos no tempo certo. São 300 famílias que dependem dessa decisão”, declarou Brites.
Na tarde de ontem o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, se reuniu com a comissão dos concursados, o Sindicato dos Agentes, Monitores e Auxiliares de Serviços Penitenciários (Amapergs) e deputados apoiadores para anunciar o parecer favorável do governo do Estado. Ao saber da decisão o deputado Valdeci Oliveira saiu do Piratini e ergueu o braço em sinal de positivo, anunciando a boa notícia para os agentes que aguardavam do lado de fora. Os concursados comemoram e agradeceram o empenho do deputado, que afirmou estar satisfeito com a decisão: “esse é o resultado de uma questão de justiça e um sinal que mostra para quem o governo irá governar,” declarou emocionado em meio aos manifestantes.