Valdeci Oliveira atende a imprensa em primeiro compromisso como presidente da ALRS

Logo após ser empossado como presidente do Parlamento gaúcho no último ano da 55ª  Legislatura, o deputado Valdeci Oliveira (PT) deixou o Plenário 20 de Setembro, onde ocorreu a sessão solene, e foi até o Salão Júlio de Castilhos para atender a imprensa. Com a participação de profissionais de comunicação da Capital e do interior, de forma presencial e virtual, o parlamentar respondeu questões sobre as prioridades de sua gestão e as ações a serem tomadas em relação a estiagem e no combate à fome, entre outros assuntos.


Questionado sobre sua primeira agenda política como presidente da Casa, Valdeci informou que logo mais, às 18h, recebe lideranças do movimento social para discutir o impacto da estiagem no RS e apresentar propostas que possam minimizar o problema. Citou que, na quinta-feira (3), também tem agenda no município de Capão do Cipó para tratar do tema. Além dessas agendas, o parlamentar explicou que pretende promover uma grande reunião, até o fim de fevereiro, na Casa para busca de soluções a curto, médio e longo prazo. “É necessário ter uma política de estado e não de governo sobre a estiagem”, defendeu. 


Em relação aos projetos que devem tramitar no Parlamento em 2022, o presidente Valdeci esclareceu que ainda não se sabe quais propostas o Executivo deve enviar à Casa. “Mas do ponto de vista da Presidência, a minha prioridade absoluta, mesmo não sendo projeto de lei, é o projeto de luta em defesa da vida, em relação à questão da pandemia do Covid-19; a questão da estiagem, que tem sido trabalhada e nós vamos aprofundar esse debate; a luta contra a fome e a miséria, o desemprego, a desigualdade; o fortalecimento da democracia e, principalmente, trabalhar para que a gente possa fazer da Casa um exemplo de solidariedade, de inclusão e de aproximação com a sociedade”, destacou.  


Sobre o combate à fome, defendeu que é preciso fortalecer a luta de um projeto permanente de renda básica para a população, lembrando que tramita na ALRS, há dois anos, projeto de lei sobre o tema de sua autoria. Além dessa ação, também é preciso e urgente, conforme o presidente, formar uma grande corrente de solidariedade para combater a fome. Para isso, serão ouvidos representantes de vários setores que militam e trabalham com essa causa para viabilizar as ações que o Legislativa pode desenvolver. “Esse presidente quer dialogar muito, aprender muito e ensinar algumas coisas também que aprendi ao longo da vida, mas todas as ações serão construídas com diálogo, com discussão, sem imposição”, garantiu. 


Valdeci Oliveira ainda respondeu questões sobre as estratégias a serem adotadas para minimizar os problemas frequentes no último ano das legislaturas, como as eleições, que possam interior no andamento do trabalho da Assembleia Legislativa. Ele ressaltou que guiará sua conduta pelo Regimento Interno. Lembrou que a ALRS é uma Casa política e que logicamente o ritmo de atividades diminui na proximidade das eleições. “Mas vamos fazer de tudo para que não se tenha atraso nas matérias de interesse da sociedade gaúcha”, reforçou. 


O parlamentar também garantiu que continuará trabalhando em prol das pautas prioritárias da Região Central, como o Hospital Regional, a Casa de Saúde, o Hemocentro Regional e a duplicação da RSC 287. Disse que seguirá interagindo com a comunidade da região e manterá a relação com Santa Maria, continuando a morar na Cohab Tancredo Neves. Também falou que quer ampliar a relação com a Universidade Federal de Santa Maria e que, em 2022, terá que se desdobrar na função do mandato, da presidência e como candidato na eleição.
Por fim, Valdeci afirmou que dará continuidade aos projetos que já vêm sendo realizados na gestão compartilhada e vai trabalhar muito nos temas sociais já destacados em seu discurso de posse, sempre apostando no diálogo e na construção coletiva. “A Assembleia Legislativa é a caixa de ressonância da sociedade. Precisamos primeiro ouvir para depois retornar para a sociedade”, finalizou.

Letícia Rodrigues – MTE 9373 | Agência de Notícias ALRS – 18:13 – 31/01/2022 – Foto: Joaquim Moura