Contrário ao projeto de lei do Executivo que reduz o valor das Requisições de Pequeno Valor (RPVs) no Estado, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça (3), para reivindicar a retirada da proposta da pauta do Legislativo. “Venho a esta tribuna, em nome dos pensionistas, dos professores e da OAB para fazer um apelo ao governador Sartori: mais que retirar o regime de urgência, é preciso retirar de vez o projeto desta Casa”, afirmou.
O deputado lembrou que na gestão Tarso Genro, quando a proposta foi apresentada e retirada pelo então governador, os deputados da oposição criticaram duramente a iniciativa. O parlamentar reproduziu trechos de discursos e entrevistas de deputados da bancada do PSDB manifestados em novembro e dezembro de 2013. “Essas falas da oposição da época tem de ter coerência agora. E a coerência significa apoiar a retirada imediata do projeto”, ressaltou.
Sem quórum – Após as comunicações de lideranças, pela quinta sessão plenária consecutiva, não houve quórum para análise de projetos, e a proposta das RPVs não foi votada nesta terça. O líder do governo na Assembleia, deputado Alexandre Postal (PMDB), afirmou que, até o final da semana, o governo do Estado deverá definir o futuro do projeto de lei. A retirada da pauta ou a alteração do texto são cogitados. “A mobilização contrária é muito forte e ela vai continuar. O Executivo vai ter de recuar”, acrescentou Valdeci. (texto: Tiago Machado –foto:Assembleia Legislativa)