Em agenda conjunta em Porto Alegre, nesta segunda (21), o deputado Valdeci Oliveira e o vereador Luciano Guerra percorreram seis secretárias e órgãos do governo do Estado. Os parlamentares apresentaram demandas e também confirmaram investimentos importantes para Santa Maria e para a região Central do Estado. Em audiência com o presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, Valdeci e Luciano receberam a informação que está previsto para março o lançamento do edital de licitação para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Camobi, investimento de em torno de R$ 20 milhões que integra o sistema de esgotamento sanitário da região. “É mais um avanço importante na luta pelo esgoto em Camobi”, disse Valdeci. Conforme Dutra, além da ETE, já foi aberto o edital de licitação para as obras de implantação da rede de esgoto de Camobi. O resultado só não foi divulgado ainda devido a disputa judicial entre as empresas concorrentes, o qual deverá ser definido nas próximas semanas.
Valdeci e Luciano também foram recebidos em Porto Alegre pelo diretor geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Carlos Eduardo Vieira. Eles pediram atenção especial para os projetos de duplicação da ERS-509 (Faixa Velha de Camobi), cujos primeiros envelopes da licitação foram abertos nesta segunda (21) e para obra de asfaltamento da RS-516, que liga Santa Maria a São Martinho da Serra. “Salientamos o compromisso do governo do Estado com essas obras que são fundamentais para região Central. Os técnicos e o diretor estão cientes da importância delas. Acertamos com eles inclusive que vamos acompanhar e monitorar cada passo burocrático dessas demandas”, disse Valdeci. A pedido da comunidade do distrito de Palma, em Santa Maria, o vereador Luciano Guerra entregou a Vieira um ofício solicitando melhorias no acesso à Escola Major Tancredo Penna de Moraes. “A comunidade pede a instalação de uma rótula e a reinstalação de um controlador de velocidade que já existe na ERS-287 para as proximidades da entrada da escola, já que hoje os alunos e professores sentem insegurança em relação ao trânsito”, explicou Guerra.
Região – Também no DAER, junto com o vice-prefeito de São Pedro do Sul, e uma comitiva de vereadores, o deputado reivindicou melhorias na VRS 805, entre São Pedro do Sul e Toropi, que no verão apresenta grande fluxo de veículos devido a procura pelos balneários locais. A última demanda reforçada foi o pedido para agilização das obras de asfaltamento da RS-392, entre Tupanciretã e Santa Tecla.
Parque Tecnológico – Em outra agenda realizada nesta segunda na capital gaúcha, Valdeci e Guerra acompanharam a presidente do Santa Maria Tecnoparque, Nilza Zampieri, o diretor executivo da instituição, Cristiano Silveira, e o presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Vilson Serro, em audiência pelo diretor geral da Secretaria Estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Luciano Andreatta. Lá, trataram dos procedimentos finais para inclusão do Parque Tecnológico de Santa Maria nos editais do Programa Gaúcho de Parques Tecnológicos. “O projeto do Santa Maria Tecnoparque foi elogiado pelo diretor Luciano e certamente em breve a instituição vai estar credenciada para receber recursos também do governo do Estado”, ressaltou Valdeci.
Texto e fotos: Tiago Machado