A Assembleia Legislativa instalou, na tarde desta quarta-feira (10), na Sala da Presidência, a Comissão Especial para tratar da Defesa da Energia Elétrica produzida através do Carvão Mineral e Energia Eólica. O órgão técnico terá como relator o deputado Valdeci Oliveira (PT), que coordena a Frente Parlamentar do Carvão Mineral há dois anos. A presidência da comissão ficará a cargo do deputado Márcio Biolchi (PMDB) e o vice-presidente será o deputado Marcelo Moraes (PTB). Eles foram eleitos e empossados, bem como os demais integrantes da comissão.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Westphalen (PP), saudou a iniciativa e o empenho dos deputados em tratar de temas que estimulem o desenvolvimento econômico do Estado: “É preciso cada vez mais unificar as ações e produzir uma legislação que torne competitivo o carvão mineral”.
Para Valdeci, a criação da Comissão Especial reforça ainda mais o engajamento da Assembleia na pauta do carvão, da energia e do desenvolvimento. “Quando lançamos a Frente do Carvão em 2011, enfrentamos algumas resistências na sociedade, mas sempre contamos com respaldo do Parlamento. A criação da Comissão Especial garante ainda mais condições de trabalho para esta mobilização que tem o apoio de muitas entidades e de toda Região Carbonífera gaúcha”, enfatizou.
Nesta quinta (11), será realizada reunião interna com deputados e assessores e, na próxima terça-feira (16), ocorre uma reunião para apreciação de um plano de trabalho. A comissão terá 120 dias, a contar da data de hoje, para a conclusão das suas atividades e apresentação de relatório final. Também são membros da comissão os deputados Daniel Bordignon (PT), Jeferson Fernandes (PT), Edson Brum (PMDB), Frederico Antunes (PP), Adolfo Brito (PP), Gerson Burmann (PDT), Gilmar Sossella (PDT), Pedro Pereira (PSDB) e Raul Carrion (PCdoB).
Texto e foto: Tiago Machado