Está em fase de conclusão o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) que vai indicar o traçado da Ferrovia Norte-Sul, obra que vai interligar as regiões Norte e Sul do país. Antes mesmo do fechamento do trabalho, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) obteve, na segunda (12), em Brasília, a confirmação
de que Santa Maria integra o traçado principal da superferrovia – na rota entre Cruz Alta e Cachoeira do Sul em direção ao Porto de Rio Grande- e também é apontada como sede de um polo de recepção e controle de cargas. “O trabalho indica um alto potencial da cidade para ser uma plataforma logística na integração das diferentes ferrovias do Brasil com a malha ferroviária da Argentina, Uruguai e até do Chile ”, relatou o deputado.
As informações foram repassadas a Valdeci durante uma audiência com o superintendente de Desenvolvimento e Planejamento da Valec, Maurício Malta, e com o gerente de Planos e Programas da estatal, Eduardo Quadros.
Conforme Quadros, o EVTEA, por ser bastante amplo e detalhado, vai servir de base para o projeto executivo de construção da ferrovia. Segundo o engenheiro, o estudo será concluído integralmente no mês de junho, quando será entregue ao Ministério dos Transportes. Com isso, o governo federal terá condições de elaborar o cronograma da licitação da obra. “O mais importante é que Santa Maria e a Região Central foram apontadas, por um rigoroso estudo técnico, como partes essenciais para o projeto da Norte-Sul, iniciativa estratégica para a retomada do transporte ferroviário do Brasil e do Mercosul. Vamos continuar mobilizados, junto com as diversas instituições parceiras, para criar mais uma alternativa de desenvolvimento econômico e social para o RS”, esclarece Valdeci. (crédito fotos: Flávio do Carmo – texto: Tiago Machado)