“O carvão mineral na nova economia da Região Sul” foi tema da reunião do Fórum Industrial Sul, promovida pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, que ocorreu na manhã desta terça-feira (02) na FIERGS, em Porto Alegre. Com a a participação de industriais, parlamentares do RS, SC e PR e representantes de entidades do segmento, especialistas debateram a economia, a geração de emprego e renda, o desenvolvimento e sustentabilidade durante o encontro.
O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral Gaúcho, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) reforçou a importância da união para que todas as ações sejam efetivas. “Estamos aqui para colocar Frente Parlamentar à disposição e não só esta iniciativa, mas também nossa determinação política enquanto deputado e líder do governo, para fazermos mais a partir de agora. Precisamos da convergência destas forças para que tenhamos um bom resultado logo ali adiante”, disse.
Valdeci salientou que cadeia produtiva ganhou nova perspectiva com a confirmação recente do ministro Edison Lobão e do governador Tarso Genro de que o carvão mineral fará parte dos leilões de energia do governo federal a partir do segundo semestre de 2013, o que não ocorria há quatro anos, mas que é necessário, ainda, avançar. “Nós temos de efetivamente ser protagonistas neste processo como fomos, no ano passado, com a criação do Programa Estadual da Energia Eólica. É preciso dispormos de um programa concreto de incentivos para estimular que os empreendedores do carvão aportem no Estado com vigor, mas que atendam a um pré-requisito fundamental: a proteção ambiental. Hoje, a exploração do carvão, a partir das tecnologias e da regulamentação das compensações ambientais, tem todas as condições para ser sustentável e competitiva”, afirmou.
Recebidos pelos presidentes da FIERGS, Heitor José Müller; da FIEP, Edson Luiz Capagnolo; e da FIESC, Glauco José Côrte, os convidados assistiram, entre os painelistas, a exposição do presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral, Fernando Zancan, com dados e números sobre a produção, economia e desenvolvimento ao longo dos últimos anos e a projeção para o próximo período. A estimativa, segundo Zancan, é de que sejam investidos entre R$ 13 e 16 bilhões nos Estados da região Sul, até 2015, nos projetos que já estão em desenvolvimento.
O encontro também contou com a participação do vice-governador, Beto Grill, do presidente da Assembleia Legislativa do RS, Pedro Westphalen, dos deputados federais Ronaldo Zulke e Afonso Hamm, do secretário de Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira, do presidente da Companhia Riograndense de Mineração, Elifas Simas, o prefeito de Candiota, Luiz Folador, entre outras autoridades e representantes sindicais e de empresas da área.
Texto e foto: Tiago Dias