Valdeci defende salário em dia antes da Força Nacional

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) defende que o governo do Estado regularize o pagamento do salário dos servidores públicos gaúchos antes de pedir o apoio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). O reforço da Frente ainda é descartado atualmente pelo governador José Ivo Sartori, apesar do agravamento dos casos de criminalidade. Para Valdeci, a insegurança aumenta a cada dia, nas últimas semanas, porque o crime organizado tem conhecimento da “situação falimentar” dos servidores, entre eles os brigadianos, os policiais civis, os bombeiros e os servidores da SUSEPE e do IGP. “Neste momento, é o parcelamento de salários que, indiretamente, assalta as pessoas na rua, provoca latrocínios em série e motiva casos de bala perdida e de linchamentos. Assim como os demais servidores, os policiais estão sem condições emocionais de trabalhar no Rio Grande do Sul. A cabeça deles gira em torno de garantir a comida na mesa da família”, afirmou.

Valdeci lembra que o governador tem como resolver o problema dos salários de forma ágil. “Basta fazer um acordo de lideranças na Assembleia e colocar em votação o projeto dos depósitos judiciais. Não fazer isso é cometer uma irresponsabilidade não apenas com os servidores, mas com o conjunto da sociedade gaúcha, que está acuada e desprotegida. Inocentes estão sendo assassinados devido à intransigência do Executivo”, acrescentou ele.

FORÇA NACIONAL – A atuação da Força Nacional no RS vem sendo defendida nos últimos dias por algumas autoridades e segmentos. Um dos que se manifestaram publicamente a respeito foi o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. A Força só atua nos estados mediante pedido oficial realizado pelos governadores. O órgão conta com 13 mil policiais de elite e foi criado em 2004 para atender situações de emergência.