Membro titular da CPI da Telefonia, o deputado Valdeci Oliveira (PT) se reuniu com a direção do Sindicato dos Telefônicos do Rio Grande do Sul (Sinttel) nesta quarta, em Porto Alegre, para fortalecer a mobilização contra a má qualidade do serviço de telefonia móvel no Estado. Os diretores do Sindicato pediram apoio do deputado para que a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) suspenda novamente a venda de linhas de telefonia móvel em todo território nacional até que seja definido um plano de melhoria dos serviços oferecidos pelas operadoras. Em julho do ano passado, a Anatel já determinou a suspensão de venda de novas linhas das operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo por 15 dias. Entre os problemas indicados pelos consumidores e trabalhadores estão: falta de investimentos e de funcionários, fechamento de pontos de atendimento e má qualidade no sinal.
A CPI da Telefonia já aprovou requerimento do deputado Frederico Antunes (PP), que solicita a punição às operadoras, e encaminhou o documento ao presidente da ANATEL, João Batista de Rezende. “Apoiamos a iniciativa e vamos cobrar que a ANATEL se posicione. As operadoras de celular são especialistas apenas em fazer propaganda. Estas empresas têm de ficarem impossibilitadas de lucrar até aprenderem que têm obrigação de atender bem o seu público”, afirmou Valdeci.
No mesmo requerimento, os deputados que integram a CPI da Telefonia reivindicam que a qualidade do serviços de telefonia seja acompanhada por um grupo de trabalho constituído por representantes da ANATEL, da OAB, do Procon e da Federação Interestadual dos Trabalhadores de Telecomunicações (FITTEL).