O deputado estadual Valdeci Oliveira apresentou, nesta terça-feira (10/6), na Assembleia Legislativa, parecer favorável ao projeto de lei 236/2022, apresentado pelo deputado Beto Fantinel, declarando o município de Itaara como a “Capital Gaúcha da Ufologia” no Estado do Rio Grande do Sul. O parecer de Valdeci, última etapa regimental antes da apreciação do texto do PL, foi aprovado por unanimidade (8 votos favoráveis e nenhum contrário) pelos deputados presentes na reunião da Comissão de Assuntos Municipais do Parlamento gaúcho. Agora, a matéria retornará à pauta da CAM, na próxima semana, para votação do texto em si. Como o projeto tem caráter “conclusivo” (não precisa ir para apreciação em plenário), se o texto for aprovado pela Comissão, a matéria estará pronta para ser sancionada pelo Poder Executivo. “A Ufologia se revelou como um importante fator de atração turística, tanto no Brasil como em outros países. É sabido que localidades com registros de avistamentos de OVNIs e museus especializados atraem pessoas do mundo inteiro”, registrou Valdeci em seu voto. Para o parlamentar, apesar de frisar que a Ufologia não é uma ciência que contém respostas definitivas sobre a possibilidade de vida extraterrestre, ela é uma área de interesse e de pesquisa, que alimenta a curiosidade, o acúmulo de evidências e a busca por respostas se há ou não vida fora do nosso planeta.
Durante a leitura do relatório, Valdeci ressaltou o ineditismo conceitual do projeto turístico de Itaara, que possui o único Museu de Ufologia oficializado nos órgãos estaduais, nacionais e internacionais, reconhecido como o primeiro da América Latina, o Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência “Victor Mostajo”. No ano que vem, o Museu completará 26 anos de fundação consolidado como um marco no turismo gaúcho, já que a instituição ostenta a marca de mais de 650 mil visitantes desde sua criação. Também considerado um dos mais visitados do RS, o “Victor Mostajo” conta com um acervo amplo que abrange inúmeras áreas de conhecimento, como a evolução da vida, paleontologia e a arqueologia, sendo referência no turismo pedagógico e astronômico. O local recebe anualmente a visitação de centenas de escolas, oriundas de várias regiões gaúchas, estados e países vizinhos.
No relatório, Valdeci recorda que o Museu de Itaara é filiado a entidades importantes do cenário museológico, como ICOM, IPHAN e IBRAM, foi tema de matéria televisiva na mídia nacional através do Programa Fantástico e conta com o cantor e compositor Zé Ramalho como padrinho. Ao longo de duas décadas, o “Victor Mostajo” projetou Itaara em documentários, livros e revistas mundo afora.
Na análise de Valdeci, que também sustentou seu voto favorável, o projeto corrobora, inclusive, com outras iniciativas que já estão sendo desenvolvidas em parceria entre a administração pública local e iniciativa privada, como a capacitação de empreendedores para aprimorar os segmentos de gastronomia, de hospedagem e artesanato nesta temática e criação de uma identidade visual municipal. “Entende-se que o título de ‘Capital Gaúcha da Ufologia’ irá conferir um status turístico especial ao município, podendo contribuir positivamente, tanto na atração de mais turistas, como no aumento da receita local e criação de novos empreendimentos e empregos”, afirmou o parlamentar.
Antes de ater-se ao mérito do projeto, Valdeci fez uma deferência especial à Itaara, que neste ano completa 30 anos de emancipação, e disse se sentir honrado com aquela oportunidade, pois, em 1995, quando era vereador de Santa Maria, foi realizado um plebiscito sobre a emancipação do então Distrito santa-mariense, para o qual votou favoravelmente. “Hoje, sinto-me, particularmente, feliz em ver este município pujante e crescendo cada vez mais. Tornou-se uma cidade hospitaleira, no coração do estado, com múltiplos encantos e que se destaca, dentre tantos feitos, pelos seus resultados na área do turismo”, declarou.
Foto: Divulgação Museu de Ufologia/Redes Sociais