Nesta terça (22), o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para manifestar-se contra o projeto do Executivo que prevê a extinção da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS). Valdeci recordou que, somente em 2014, a Fundação captou R$ 16 milhões em recursos para o estado, fruto de convênios e parcerias. O parlamentar também lembrou a importância da instituição para realizações de pesquisas e estudos na área da saúde pública. “Talvez o governador não saiba, mas é a FEPPS que realiza permanentemente pesquisas sobre a Aids, a Gripe A, as hepatites e os parasitas da agricultura. Foram os técnicos da fundação que desvendaram a fraude do leite aqui no Estado e confirmaram casos de dengue. Onde está a irrelevância desta instituição?”, questionou.
O deputado também sugeriu ao governador que, em vez da FEPPS, feche o Tribunal de Justiça Militar (TJM), o qual consome R$ 40 milhões por ano. “Se quer extinguir instituições públicas, que extinga as improdutivas, caso notório do Tribunal Militar. Mas para isso não há nenhuma disposição do Executivo”, lamentou.
Sem votos para aprovar a extinção, a liderança do governo na Assembleia encaminhou a retirada do regime de urgência do projeto, o qual foi aprovado por 52 votos a zero. “Foi uma vitória. Porém continuaremos atentos e vigilantes para evitar que essa matéria retorne ao plenário ou que venha a ser aprovada no futuro”, complementou Valdeci. (texto e foto: Tiago Machado)