O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) ocupou a tribuna da sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta terça (30), para cobrar o corte de recursos para o setor de saúde da Região Central. No pronunciamento, ele fez um relato sobre a visita realizada, na última sexta (26), aos hospitais dos municípios de Faxinal do Soturno, Agudo e Nova Palma. Esses hospitais foram atingidos pela decisão do governo do Estado de suspender o pagamento do recurso de incentivo para atendimentos pelo Sistema Único de Saúde, que foi criado na gestão anterior. “Esses hospitais estão tendo de reduzir atendimentos e demitir profissionais. Na ponta, isso estoura no usuário do SUS”, advertiu Valdeci.
Valdeci também cobrou o governo do Estado pela não renovação do contrato com o Hospital Alcides Brum, de Santa Maria, a qual foi confirmada nesta terça. “Esse contrato, firmado na gestão anterior, tinha como centro garantir avanços históricos no atendimento de pacientes vítimas de câncer, entre outras doenças. Com isso, a cidade e a região vão fortalecer a prática da ambulancioterapia no Estado”, afirmou o deputado.
O deputado não poupou das críticas o governador José Ivo Sartori. “A principal marca dos seis primeiros meses da gestão Sartori é o descaso com a saúde”, assinalou. (texto: Tiago Machado – foto: Assembleia Legislativa)