Mesmo em meio a uma tumultuada agenda de compromissos, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu, em Brasília, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e o vereador Luciano Guerra (PT) na terça (9). Valdeci e Guerra agradeceram Padilha pelo apoio imediato que as equipes do ministério da Saúde e do governo federal prestaram a Santa Maria após a tragédia da boate Kiss. Conforme Valdeci, se não fosse a agilidade e a qualidade do apoio federal somado ao trabalho das equipes locais e estaduais, muitas vidas não teriam sido salvas. “O meu agradecimento é em nome da comunidade. O drama e a comoção foram muito fortes, mas o apoio dado amenizou a perda de mais vidas, de mais jovens”, disse Valdeci.
O ministro garantiu ao deputado que o ministério continuará acompanhando de perto a recuperação de todas as pessoas que foram intoxicadas na boate. “Essa é uma determinação nossa e da presidenta Dilma”, afirmou.
Valdeci aproveitou a oportunidade e pediu empenho do ministro para a regulamentação da jornada de 30 Horas para os profissionais da enfermagem. O projeto 2295, que institui as 30 Horas no país, já foi aprovado pelo Senado Federal, mas há 13 anos aguarda para ser votado na Câmara dos Deputados. Nesta terça, inclusive, Valdeci e Luciano Guerra participaram de uma mobilização nacional que reuniu centenas de profissionais da saúde, inclusive delegações de Santa Maria, na Praça dos Três Poderes na capital federal. “A tragédia de Santa Maria mostrou mais uma vez o quanto é importante oferecermos condições de trabalho digna aos nossos profissionais da enfermagem”, ressaltou. O ministro disse que a luta é justa e que o governo federal está empenhado em encontrar alternativas para implantar as 30 Horas no país.
Na capital federal, Valdeci realizou agendas ainda com os deputados federais Paulo Pimenta, Paulo Ferreira e Ronaldo Zulke. Ambos, garantiram apoio à jornada das 30 Horas.
Texto e foto: Tiago Machado