Técnicos e autoridades debatem atendimento às vítimas da Kiss

site
Presidente da AVTSM, Sérgio da Silva

O atendimento de saúde, social e psicológico prestado às vítimas da tragédia da Kiss será discutido durante dois dias em Santa Maria. Nesta sexta (24) e no sábado (25), representantes do Ministério da Saúde, do governo do Estado e da Prefeitura vão se reunir na sede da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM) para analisar o trabalho realizado e redefinir ações. Conforme o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), a realização do encontro foi uma demanda apresentada pela Associação das Vítimas da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) na audiência pública promovida pelo Parlamento gaúcho, no dia 27 de maio, em Porto Alegre. “Os pais e familiares afirmam que a rede de cuidados e de atenção às vítimas se enfraqueceu com o passar do tempo. A realização desse encontro vai servir como uma remobilização coletiva. A tragédia e as suas consequências continuam existindo e exigem providências integradas dos agentes públicos”, afirmou.

Entre as reivindicações apresentadas pela AVTSM , estão a promoção de um novo mutirão de saúde para levantamento de necessidades no atendimento às vítimas, a reavaliação da lista de medicação psiquiátrica disponível no SUS, a manutenção da estrutura do Programa Acolhe Saúde e manutenção das equipes que atendem os sobreviventes. Também cobra uma análise sobre a rede de apoio de políticas públicas, a qual foi lançada pelo Estado após a ocorrência do incêndio, no dia 27 de janeiro de 2013.

Ministério da Saúde – O deputado Valdeci confirmou a presença do coordenador-geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde, José Eduardo Fogolin, na reunião de sábado. A abertura dos trabalhos acontece sexta, às 8h, na sede da Apusm. Além de reuniões, está prevista a apresentação de pesquisas sobre o tema. (Texto e foto: Tiago Machado – as imagens são da audiência pública do dia 27 de maio, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre)