Era para ser uma caminhada no centro de Santa Maria. Mas a empolgação da militância da Unidade Popular pelo Rio Grande acabou transformando a última atividade da campanha de Tarso Genro no interior do Estado antes de três de outubro em um comício. Assim que chegaram a Santa Maria, às 18h, Tarso, o seu candidato a vice, Beto Grill, e os candidatos ao Senado, Paulo Paim e Abgail Pereira, sofreram forte assédio das mais de 500 pessoas presentes. O alvoroço foi tanto que a caminhada não conseguiu evoluir pelo Calçadão. Os candidatos foram então para cima do caminhão de som estacionado na Rua Venâncio Aires, na lateral da Praça Saldanha Marinho, e discursaram para a multidão acompanhados de diversos candidatos a deputado.
Fizeram pronunciamentos Abgail, Paim, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, que é santa-mariense, Grill e, por último Tarso Genro. O candidato a governador explorou a sua ligação com Santa Maria, cidade onde estudou e começou na política. “Sou um filho político de Santa Maria. Eu me fiz nestas praças, lutando contra a ditadura, contra a opressão”, disse ele. Tarso também elogiou o entusiasmo da cidade com a sua candidatura. “O carinho que recebemos hoje aqui é especial. Não foi por acaso que escolhemos fazer em Santa Maria a nossa última atividade no interior”. Nesta sexta (1) e no sábado (2), Tarso e os candidatos a majoritária concentrarão as atividades de campanha na região Metropolitana do Estado.
Preparação – Antes da chegada de Tarso, a militância da Unidade Popular pelo Rio Grande fez bandeiraços e uma grande caminhada (foto ao lado) até a Praça Saldanha Marinha liderada pelos candidatos a deputado, Valdeci Oliveira (PT), Paulo Pimenta (PT), Jorge Marinho (PC do B), João Souza (PC do B) e pelos vereadores Luiz Carlos Fort e Werner Rempel (PPL).