Em audiência realizada na tarde desta quarta-feira (9), representantes das micro e pequenas empresas do setor de transporte de turismo do RS solicitaram à presidência da Assembleia Legislativa a intermediação, junto ao governo do estado, para uma agenda de trabalho com a Casa Civil para tratar de temas de interesse do segmento.
No encontro com o presidente do Legislativo gaúcho, deputado Valdeci Oliveira (PT), Wagner Silveira, dirigente da Federação das Associações do setor, salientou que o objetivo da entidade é apresentar ao governo a minuta de um projeto de lei que prevê a ocupação de um assento pela entidade junto ao Conselho de Tráfego do DAER. “O próprio DAER já manifestou não haver óbice quanto a isso. Mas é preciso que a Secretaria de Logística e Transporte também o faça. E o encontro com a Casa Civil tem esse objetivo”, esclareceu Silveira, destacando que o documento se encontra desde maio do ano passado com o secretário Juvir Costella.
Matéria com esse objetivo chegou a tramitar no Parlamento, mas foi rejeitada por vicio de origem, uma vez que a iniciativa deve partir do próprio Executivo estadual. “Não há sentido na protelação. As micro e pequenas empresas de transporte de turismo não estão representadas junto à autarquia”, explicou o dirigente. O Conselho de Tráfego do DAER é formado hoje por dez cadeiras, sendo seis delas ocupadas pelo governo e as restantes por representantes dos trabalhadores, usuários e empresas concessionárias. “O objetivo é ser ouvido”, afirmou Silveira. “Contem conosco para que o tema avance e entre na pauta do governo. Assim que o pedido de audiência for protocolado faremos o que estiver ao nosso alcance para que ela se concretize. E o projeto chegando aqui buscaremos dar celeridade à tramitação”, assegurou Valdeci.
Também participaram do encontro o empresário Marcelo Quadros e o advogado Ademir Duarte.