O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) acompanhou toda a mobilização dos servidores públicos estaduais nesta terça (15), em Porto Alegre, contra uma série de projetos encaminhados pelo governador Sartori ao Parlamento gaúcho. Unidas, as categorias de trabalhadores barraram o acesso à Assembleia Legislativa desde as primeiras horas da manhã como forma de pressionar o Executivo a dialogar sobre a retirada de matérias da pauta. Entre as propostas polêmicas, estavam a extinção da Fundação Estadual de Pesquisa em Saúde (FEPPS) e da Fundação Estadual de Esporte e Lazer (Fundergs) e a criação de um modelo de previdência complementar dos servidores. “Os servidores lançaram mão, de forma ordeira e respeitosa, da única alternativa possível para fazer o Executivo retomar o diálogo. Em nenhum um momento, o governador ouviu os servidores e os apelos feitos pelas bancadas de oposição. Ele queria, simplesmente, passar a patrola na votação em plenário. A resposta foi dada neste dia histórico para a política gaúcha”, afirmou Valdeci.
Conforme o parlamentar, o Executivo não pode manter a postura de intransigência e de transferir a responsabilidade da crise financeira estrutural do Estado para o servidor. “É hora do governador calçar as famosas sandálias da humildade e encaminhar a retirada do regime de urgência desses projetos. As matérias têm de passar por um amplo processo de diálogo. As categorias demonstraram hoje o quanto estão decididas e unificadas na resistência à volta do modelo Antônio Britto de gestão”, afirmou.
Em nota publicada nesta terça, as bancadas do PT, PCdoB, PTB e PSOL manifestaram total solidariedade à coordenação do movimento unificado dos servidores. (texto e foto: Tiago Machado)