A jornada de divulgação da ferramenta De Olho nas Obras em Santa Maria terminou, nesta quinta-feira (29), com bons resultados. Na interface entre digital e analógico, a Van da Participação, equipada com tablets e conexão 3G, passou a tarde no coração da cidade, junto à Praça Saldanha Marinho, coletando questionamentos, dúvidas e críticas sobre o Hospital Regional de Santa Maria. A obra, iniciada em 2010, é um dos projetos disponibilizados na ferramenta de monitoramento colaborativo do Gabinete Digital.
Ao cabo de dois dias de atividades presenciais, mais de 40 pessoas enviaram suas contribuições. A partir dos insumos recebidos e cadastrados na ferramenta, as dúvidas mais recorrentes ou mais bem votadas acerca da construção do hospital serão respondidas pelo governador Tarso Genro, em vídeo, na interface do De Olho nas Obras.
A agenda no centro do Estado começou às 15h30 da quarta-feira (28), com uma visita técnica ao hospital, em fase de finalização. A comitiva, conduzida pelo fiscal Luiz Ricardo Saenger e engenheiros da empresa Porto Novo, apresentou os espaços em construção para cerca de 30 moradores das comunidades vizinhas à instituição.
À noite, uma reunião de trabalho ampliada reuniu mais de 60 pessoas no Casarão, junto à Vila Rossi, para conhecer a ferramenta, aprender a utilizá-la e inserir suas contribuições no site. Catarina Matiuzi, líder comunitária local, organizou o encontro em parceria com o Gabinete Digital e o Departamento de Mobilização e Integração Regional da Secretaria-Geral de Governo.
“Moramos aqui, mas as informações sobre o hospital nem sempre são claras. Essa ferramenta é um canal importante de diálogo e participação, especialmente porque a obra do hospital representa a esperança de que as nossas ruas recebam pavimentação e rede de esgoto, além de solucionar a falta de leitos hospitalares”, afirmou Catarina.
A visita da equipe do Gabinete Digital a Santa Maria inaugurou a rodada de atividades presenciais nas cidades que possuem obras em andamento monitoradas pela ferramenta. Lançado em junho deste ano, o De Olho nas Obras – ainda em fase piloto – disponibiliza informações gerenciais atualizadas sobre o andamento de obras consideradas prioritárias pelo Estado.
Além de seguir a obra e receber por e-mail ou rede social as atualizações, o cidadão pode enviar fotos, vídeos ou comentários que alimentam a linha do tempo da página e ajudam o Governo a fiscalizar o projeto. A intenção é ampliar o número de obras acompanhadas – atualmente sete – nas próximas semanas.
Texto e foto: Luiz Damasceno