Santa Maria começa a participar da Balada Segura

20130309baladasegura

A operação Balada Segura chega a Santa Maria a partir desta quarta-feira (02). Governo do Estado e Prefeitura assinam o convênio para implantar o programa na cidade. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, com as Prefeituras Municipais. Consiste basicamente em barreiras de fiscalização e educação que combatem a condução de veículos por motoristas alcoolizados.

Para o líder do governo na Assembleia, deputado Valdeci Oliveira (PT), o programa vai além da fiscalização. “Não é só uma blitz para assoprar o bafômetro e conferir os documentos do motorista e do veículo. É uma forma de conscientização e de mostrar para a população que o Estado está presente na vida dos gaúchos, cumprindo seu papel de agente de transformação”, comenta.

Números

A frota de Santa Maria é hoje de mais de 130 mil veículos, ou aproximadamente 17 % da frota de Porto Alegre (mais de 761 mil veículos). O índice de fatalidade do município é de 14,86 vítimas por 100 mil habitantes – quase o dobro do da Capital, que é de 7,9 vítimas por 100 mil habitantes. Segundo levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS), esses dados podem estar relacionados a seu índice de motorização, que é de 49 veículos automotores por 100 habitantes, não muito abaixo do de Porto Alegre, é de 53,9.

Ouça:

 

A ação

Segundo o presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer, a operação pode ser considerada uma política pública. “A princípio a ação era focada exclusivamente no público jovem frequentador de festas, mas hoje a Balada Segura abrange ações de educação, comunicação e fiscalização voltadas aos mais diversos públicos, buscando a prevenção dos principais fatores de risco no trânsito”, comenta.

Santa Maria torna-se o 14° município a integrar a rede Balada Segura. Iniciada como projeto piloto em Porto Alegre em 2011, a operação já acontece em outros municípios: Canoas, Alegrete, Ijuí, Esteio, Guaíba, Erechim, Passo Fundo, Rio Grande, Uruguaiana, Pelotas, Alvorada e Santana do Livramento. A meta do Detran/RS é integrar mais nove municípios à rede da Balada Segura até o final do ano.