A empresa pública Valec, vinculada ao Ministério dos Transportes e responsável pela coordenação de obras de infraestrutura ferroviária no País, mandou representante a Santa Maria, na manhã desta sexta (14), para discutir a Ferrovia Norte-Sul. Proposta pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), a audiência pública, realizada na Câmara de Vereadores, debateu a possibilidade da região Central do Estado estar inserida no traçado da superestrada de ferro, que vai interligar Belém do Pará ao Porto de Rio Grande e cuja construção deve ser licitada no ano que vem pelo governo federal. No começo da audiência, o diretor da Valec, o engenheiro Francisco Sanches Farias, esclareceu que o Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTA), que está sendo realizado e que vai servir de base para definir o traçado da Norte-Sul, está em fase inicial. Ele disse que Santa Maria é uma dos “corredores” em estudo para passagem da ferrovia. “Avaliamos a possibilidade de um modelo binário, no qual as cargas poderiam “descer” via Porto Alegre até o Porto de Rio Grande e depois “subir” por Santa Maria. Porém só teremos estudos mais concretos dentro de quatro meses”, afirmou.
Também presente na audiência, o representante da STE, empresa contratada para realizar o EVTA, José Márcio Brito, afirma que a coleta de dados em andamento para o estudo identifica o relevo, as condições ambientais, o potencial de carregamento de carga e a situação sócio-econômica das regiões gaúchas. Ele disse que a empresa está aberta a receber informações locais e regionais relacionadas ao potencial ferroviário.
Entre os diversos pronunciamentos das lideranças políticas e pelo público presente, houve consenso de que o traçado da ferrovia deve considerar também a redução das desigualdades regionais do Estado. Nesta lógica, a passagem da ferrovia por Santa Maria seria um incentivo à economia e ao desenvolvimento da Metade Sul. “Este é o entendimento dos prefeitos e lideranças aqui presentes. A volume de cargas é importante, mas temos uma oportunidade nas mãos de reduzir as distorções sociais do Estado”, disse Valdeci.
O presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Vilson Serro, lembrou que o potencial de Santa Maria na área da Defesa deve também ser levado em conta. “O transporte ferroviário é estratégico para o Centro de Blindados e de Defesa Nacional, que está sediado em Santa Maria”, justificou.
Encaminhamentos – Ao final da reunião, foi definida a constituição de um Comitê Permanente de Trabalho, integrado por lideranças políticas e representantes dos trabalhadores, do setor empresarial e das universidades da região Central. O grupo terá a responsabilidade de elaborar um documento com dados econômicos e sociais sobre o potencial do transporte ferroviário na região. No próximo dia 28 de junho, o deputado Valdeci, que é líder do governo na Assembleia Legislativa, irá acompanhar a audiência do governador Tarso Genro com o ministro dos Transportes, César Borges, para tratar da implantação da Ferrovia Norte-Sul no Estado. Outra definição da audiência, é defender que o traçado da Norte-Sul contemple um ramal até Uruguaiana para permitir uma conexão ferroviária com o Mercosul.
Texto e foto: Tiago Machado