Na segunda vez que ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na noite desta terça (14), o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) previu a volta da política de privatizações e do aumento de impostos no Rio Grande do Sul. Conforme Valdeci, a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), encaminhada pelo governador Sartori e que prevê congelamento de salários para os servidores públicos, é apenas um ensaio para a série de medidas amargas que virão pela frente. “O novo governo tomou posse há sete meses e não apresentou nenhuma proposta para melhorar a receita do Estado. Falam, a todo momento, que o Estado está quebrado. Isso é uma artimanha para justificar o que vem pela frente: privatizações e aumento de impostos”, disparou Valdeci.
Valdeci também defendeu a linha de ação do governo Tarso Genro, que ampliou investimentos para áreas como a segurança, a saúde e a educação e criou um programa de reajustes para a maioria das categorias do serviço público gaúcho. “Prefiro um governo que trabalhe com déficit orçamentário do que um governo que produza déficit social”, acrescentou.
No final do pronunciamento, ele lembrou na tribuna que os deputados que, atualmente, são da base governista, na legislatura passada, votaram a favor dos aumentos concedidos para os servidores públicos pelo governador Tarso. “Que venham a tribuna agora e digam que estão arrependidos”, assinalou. ( texto: Tiago Machado – foto: Stephanie Gomes)