“É com muita alegria que vemos o retorno presencial das pessoas nesta que é uma das festividades religiosas mais tradicionais da Capital gaúcha. E o lema “Defender a vida! Promover a paz! Incluir a todos!” não poderia ser mais oportuno”, declarou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira, na abertura da 69ª Festa de São Jorge, realizada nesta quinta-feira (17/3) na paróquia que traz o nome do santo, localizada no bairro Partenon, em Porto Alegre.
Depois de ser adiada nos últimos dois anos por conta da crise sanitária instaurada com a pandemia, a expectativa dos organizadores é que a festividade, que tem início no dia 10 de abril, com a 13ª Corrida e Caminhada de São Jorge, seja uma das maiores até aqui realizadas. A programação se estende até o dia 24/4 e inclui missas de hora em hora (23/3), duas procissões – uma noturna, no dia do Padroeiro (23) e outra diurna no dia seguinte e baile (acesse aqui a programação completa).
A atividade de lançamento da Festa, conduzida pelo padre Sérgio Belmonte, contou com a participação de diversas autoridades e lideranças políticas e religiosas, além de dezenas de fiéis. “São Jorge tem um duplo significado, pois além de representar a luta e a proteção, o Santo Guerreiro une, numa mesma fé, num mesmo sentimento as religiões católica e afro-brasileiras”, destacou o presidente do Parlamento gaúcho.