Os presidentes da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira, e da Câmara Municipal de Santa Maria, Valdir Oliveira, reuniram-se, no final da tarde desta segunda-feira (14), com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria do Carmo Quagliato, e com integrantes da entidade. Na pauta, a superlotação do Hospital Universitário (HUSM) e a mobilização para abertura de mais leitos e serviços no Hospital Regional.
Na próxima sexta-feira (18), às 14h30, em Santa Maria, a Assembleia e a Câmara vão promover uma audiência conjunta para debater alternativas à crise. O encontro contará com a participação dos gestores dos hospitais locais e também de dirigentes de instituições vinculadas à área da saúde municipal e regional.
“É inaceitável que o Hospital Regional siga com inúmeros leitos fechados enquanto o HUSM transborda de pacientes. Urgentemente, é preciso que sejam apontadas alternativas para contornar essa grave situação. Qual cidade e qual região não gostariam de contar com um Hospital Regional como o de Santa Maria? Mas é preciso que essa estrutura funcione a pleno. O diálogo com o Conselho de Saúde hoje foi importante como prévia para a reunião ampla de sexta-feira. Esse assunto tem que ser absolutamente priorizado”, destacou Valdeci.