O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), fez nesta quarta-feira (1) uma defesa enfática dos valores democráticos e da atuação política na sociedade. A posição do chefe do Parlamento gaúcho foi externada durante sua fala na abertura do XXV Encontro Missioneiro de Vereadores e Servidores, organizado pela Associação dos Legislativos das Missões, que acontece de hoje até a próxima sexta-feira (3) na sede do Legislativo estadual, em Porto Alegre. “É com muita honra que mais uma vez recebo aqui no Parlamento, e desta vez como presidente, o encontro de vereadores e vereadoras das Missões, região cuja História e importância nos dá ainda mais motivos para continuar lutando e defendendo uma sociedade livre e democrática”, afirmou.
Para Valdeci, é necessário um olhar mais atento das demais esferas do poder público sobre o relevante do papel dos vereadores e vereadoras, “pois as Câmaras Municipais são as caixas de ressonância da população, é onde primeiro chegam as demandas das comunidades e que por isso mesmo tem de ser valorizadas, principalmente neste momento de muita precarização e criminalização da atividade política, atividade esta que nos é fundamental enquanto sociedade”, avaliou o deputado. Segundo ele, “é essencial que se crie e se busque cada vez mais condições para o fortalecimento da democracia, da participação popular e daqueles e daquelas que têm em seus mandatos a origem mais local”. O presidente da ALRS lembrou ainda da sua experiência construída em dois mandatos como vereador de Santa Maria “ainda no século passado”, um aprendizado que fortaleceu ainda mais sua disposição para o diálogo e a convivência com quem pensa diferente. “Temos sempre que lutar contra esse tipo de postura, a de não aceitar o outro cujo pensamento é distinto do nosso, pois conviver com o contraditório faz parte da vida e enriquece cada vez mais o jogo democrático. E a Assembleia busca dar esse exemplo todos os dias”, avaliou Valdeci.
Na pauta do encontro, que contou em sua abertura com as presenças de diversos deputados e deputadas estaduais, além de dirigentes da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS) e da União dos Vereadores do Brasil (UVB), temas relacionados às consultas populares municipais, infidelidade partidária, processo eletrônico e a relação entre os poderes legislativos e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), entre outros. Durante as atividades também será elaborada a ‘Carta das Missões’, documento que trará as reivindicações e pleitos elaborados pelos municípios da região. “A presidência da Assembleia está de portas abertas, inclusive para receber esta Carta para que possamos atuar em apoio conjunto aos pleitos”, afirmou Valdeci ao final de sua participação.