Presidência ALRS: Na Federação Israelita, Valdeci defende a cultura da paz no lugar do discurso de ódio

Em encontro realizado na sede da Federação Israelita RS (FIRS), entidade representante da comunidade judaica no estado, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), fez uma defesa enfática da cultura da paz para que discursos de ódio, tão em voga nos últimos anos, encontrem cada vez menos espaço na sociedade. Valdeci também discorreu sobre as perspectivas e o trabalho que vem sendo realizado frente ao comando do Legislativo estadual, como as articulações e movimentações políticas e institucionais para a criação de medidas emergenciais e de longo prazo, por parte dos governos estadual e federal, para amenizar os efeitos da estiagem.

O parlamentar discorreu ainda sobre a formatação de um programa que aglutine as forças vivas da sociedade que atuam no combate à fome e, principalmente, no fortalecimento do papel da Assembleia como agente político representativo e a redução da distância entre o parlamento e as inúmeras regiões do estado. “Por conta da inexistência de políticas públicas, a verdade é que voltamos ao cenário da fome. E temos que agir, de forma conjunta, para estabelecermos um debate político que envolva tanto a necessidade de renda e emprego como também na garantia de alimentação a quem é mais vulnerável. E o Parlamento de fato tem buscado cumprir sua função que é de abrir as portas e seus espaços a todos os segmentos”, assegurou.


A reunião, cujo formato foi de um café da manhã com os dirigentes da Federação, é um evento já tradicional, há quase duas décadas, em que são recebidos presidentes de Poderes, candidatos a cargos eletivos majoritários e outras lideranças para uma conversa envolvendo diversos temas das conjunturas política local, nacional e internacional, desenvolvimento econômico e socia, além da abordagem de pontos que dialogam com as demandas da comunidade judaica gaúcha. Durante a conversa, o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg, defendeu a retomada da parceria entre a Federação e o parlamento gaúcho, cuja ação foi interrompida nos últimos dois anos por conta da pandemia, e que tem por objetivo, além do estreitamento dos laços de convivência e irmandade, a cooperação técnica e conhecer de perto tecnologias e programas de irrigação aplicados no Estado de Israel e que podem, como num passado recente, voltar a serem utilizados nas lavouras gaúchas.


Além de Valdeci, participaram também o ex-governador Tarso Genro, e o ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa Adão Villaverde. O grupo foi recebido pelos dirigentes da FIRS Zalmir Chwartzmann (presidente do Conselho), Marcio Chachamovich (vice-presidente Jurídico), Roberto Wofchuk (vice-presidente de Relações Institucionais) e Albert Poziomyck (diretor Institucional).